Por Onde Anda o Wallflowers?


 Da esq. para a direita: Greg Richling (baixo), Jakob Dylan (vocal e guitarra) e Fred Eltringham (bateria).
Foto: Divulgação

O Wallflowers pode (errôneamente) levar o título de "banda de um hit só". Alguns consideram o sucesso de "6th Avenue Heartache", uma "anormalidade" e que depois dessa música eles nunca mais estiveram no "topo". Ok, isso até pode ser verdade, mas a banda ao longo de quase 15 anos de carreira, sempre figurou entre os conjuntos de maior expressão no pop/rock mundial.

O início: Ascensão, queda e a tentativa de voltar ao topo.

Formado em 1990 por Jakob Dylan (vocal e guitarra), Tobi Miller (guitarra), Rami Jaffee (Teclado), Barrie Maguire (baixo) e Peter Yanowitz (bateria), o Wallflowers "penou" para atingir o sucesso, provando que o sobrenome Dylan não fazia (tanta) diferença. Foi essa formação que gravou o primeiro álbum da banda, "The Wallflowers", lançado em 1992 pela Virgin Records.

O cd não vendeu bem e as constantes brigas entre Jakob (de personalidade difícil) e os outros membros da banda resultou na saída precoce de três componentes (Yanowitz, Maguire e Miller). Dylan e Jaffee "recrutam" Michael Ward para a guitarra, Greg Richling para o baixo e Matt Chamberlain para a bateria. Com esta nova formação, eles começam a tocar em bares de Los Angeles. Entre as músicas que a banda executava em suas apresentações estava a canção que viria a impulsionar a carreira do Wallflowers. A balada "6th Avenue Heartache" era a mais pedida nos shows e levou à banda a assinar com Interscope Records para lançar o cd "Bringing Down The Horse", em 1996. Repleto de hits ("One Headlight", "The Difference" e a própria "6th Avenue Heartache"), "Bringing Down" fez com que o The Wallflowers ficasse conhecido em vários países do mundo. O disco chegou rapidamente a marca de 3 milhões de cópias vendidas (só nos E.U.A).

Nos anos seguintes, a banda "caiu" na estrada para consolidar seu trabalho, deixando de lado, por um tempo, as composições. Após 4 anos sem lançar material inédito (nesse período, gravaram "Heroes" de David Bowie para a trilha do filme "Godzilla"), Jacob & Cia. apresentam "Breach" em 2000. O cd solidificou o som dos caras e ainda conseguiu vender bem. Destaque para as faixas "Sleepwalker" e "Letter from the Wasteland". Mas, como em qualquer banda de rock que se preze, os problemas sempre acontecem. Matt Chamberlein resolve sair pouco depois de concluir a gravação de "Breach" e é substituído por Mario Calire.

Em 2001, o Wallflowers grava "I Started a Joke", dos Bee Gees, para a trilha do filme "Zoolander". Uma versão muito diferente da original, mas bem interessante.
O ano de 2002 está quase acabando e, enfim, o 4°cd da banda "Red Letter Days" é lançado. O álbum não fez grande sucesso, mas é tão bom quanto "Bringind Down the Horse". As faixas "When You're on Top" e "Closer to You" são os destaques.

Os caras dão mais uma "parada" e perdem outro integrante. Mario Calire deixa as baquetas e é substituído por Fred Eltringham. Em 2005, o tecladista Rami Jaffee "aparece" tocando piano no 2° cd de "In Your Honor", disco do Foo Fighters. Jafee, esporadicamente, emprestava seu talento para outras bandas. Nesse mesmo ano, é lançado "Rebel, Sweetheart" 5° trabalho do Wallflowers. O álbum não foi bem aceito pela crítica e a banda resolve parar por tempo indeterminado.

2008: Estamos Observando (e fazendo outras) coisas... O Retorno?

Atualmente, Jacob Dylan está divulgando seu primeiro cd solo. "Seeing Things" (Observando Coisas), foi lançado mês passado e traz Dylan com seu violão em composições intimistas com pitadas de folk (O papai estaria influenciando?). Embora o álbum esteja "fresquinho" e sendo promovido, o vocalista e guitarrista deve se apresentar com o The Wallflowers em 2 shows (nos States, claro) marcados para agosto e setembro.

Rami Jaffee deixou de vez o Wallflowers para se dedicar ao seu projeto (ao lado do baixista Greg Richiling) intitulado Piratefog . Segundo o Myspace oficial, eles vão gravar um cd com a participação de vários vocalistas. Por enquanto, as canções presentes na página são todas instrumentais. Além disso, Jaffee é tecladista de apoio do Foo Fighters em alguns shows e no novo cd do grupo de Dave Grohl.

Há planos para um novo álbum do The Wallflowers, mas nada garantido (por enquanto) para este ano. A atual formação da banda é: Jakob Dylan nos vocais e guitarra, Greg Richiling no baixo e Fred Eltringham na bateria. Para mais informações acesse o site do  Wallflowers.

Assista AQUI o clipe de "6th Avenue Heartache", maior sucesso da banda.

Uma curiosidade: O vídeo foi dirigido pelo cineasta David Fincher ("Clube da Luta", "Seven"), responsável também pelos ótimos clipes "Judith" do A Perfect Circle e "Janie's Got a Gun" do Aerosmith, entre outros.