Heaven & Hell ou Black Sabbath: faz alguma diferença?


Banda retorna a boa forma com Vinny Apice (bateria), Tony Iommi (guitarra), Ronnie James Dio (Vocal) e Gezeer Butler (baixo).

Foto: Divulgação.



Por Paulo Rofrigo*

“The Devil You Know”, é sem sombra de dúvidas o lançamento mais esperado do mundo da música pesada dos últimos tempos. Tudo porque quando foi anunciada a volta de Ronnie James Dio aos vocais do Black Sabbath (ou Heaven & Hell como preferirem) em 2007, nem sequer havia a chance da gravação de um álbum de inéditas. Tudo levava a crer que ficaríamos apenas com a coletânea da fase de Dio no Sabbath e mais três músicas inéditas.

Tão logo a compilação saiu e ao fim da turnê de divulgação, fomos presenteados com um cd e DVD ao vivo. Quando menos esperamos, o Heaven & Hell (ou Black Sabbath como preferirem), nos presenteia com um álbum novinho em folha. Por motivos judiciais, a banda adotou a alcunha de Heaven & Hell, clássico álbum de 1980, mas quem se importa? Eles sempre são e serão o bom e velho Black Sabbath. Como disse o baixista Geezer Butler: “Todo mundo nos vê e nos chama de Black Sabbath”.

“The Devil You Know”, causa surpresa logo na capa (acima à esq.), que lembra o estilo usado pela banda de Dio. O clima não é agressivo como “Dehumanizer”, de 1992, mas é sombrio. As músicas possuem um estilo arrastado, bem “sabazão” da fase em que Ronnie James Dio participou da banda entre 1980 e 1982.

"Bible Black", o primeiro single deste álbum, tem uma bela introdução de violão, mas logo nos brinda com riffs magistrais de mestre Tony Iommi. O cd não tem um ponto baixo em que perde o ritmo, ele se mantém em grande nível do início ao fim, um dos destaques é a faixa “Rock And Roll Angel”, que nos lembra algo feito por Dio em sua banda solo, e que também foge bastante do estilo dos álbuns “Mob Rules” e “Dehumanizer”.

Sendo Heaven & Hell ou Black Sabbath não importa, a banda é o grande destaque do rock em 2009 com música e músicos de qualidade nos brindando com o que há de melhor no Heavy Metal. E que venha mais por aí.

*Paulo Rodrigo é jornalista e escreve de vez em nunca aqui no blog (apesar dos meus insistentes apelos para ele "aparecer" mais).