No dia nacional da cachaça: 5 músicas sobre as 'marvadas'


Como disse certa vez Jânio Quadros: 'Eu bebo porque é liquido, porque se fosse sólido eu comê-lo-ia'. Foto: Unsplash.

E como em qualquer lugar do mundo, no Brasil também existem datas comemorativas bem bizarras como o 'dia do cadáver desconhecido (sério, existe!)' e o Dia Nacional da Cachaça, celebrado hoje, 13 de setembro.

Como eu não conheço nenhum cadáver desconhecido (até porque ele deixaria de ser desconhecido), resolvi listar 5 músicas que falam sobre o ato de beber (não necessariamente cachaça, diga-se). É para 'bebum' nenhum botar defeito!

Vicente Celestino - 'O ébrio'

Pra começar, não poderia deixar de falar de Vicente Celestino (vai lá no Google e vê quem é!) e sua fantástica composição 'O ébrio'. A música, composta na década de 1930,  elenca os motivos que levaram o personagem da canção a virar um 'bebum'. Fantástica!

 

Metallica - 'Whiskey in the jar'

Como faz algum tempo que eu não incluo o Metallica em minhas 'fantásticas' listas, nada mais justo que citá-los com o cover de 'Whiskey in the jar'.

A tradicional música irlandesa, mais conhecida pela versão do Thin Lizzy, foi regravada pela banda de James & Cia em 1998 para o disco 'Garage, Inc'. Aqui você confere a história completa de 'Whiskey'.



Matanza - 'Estamos todos bêbados'

E falando em Irlanda, o Matanza aparece aqui com sua música mais irlandesa de todas, 'Estamos todos bêbados'. Afinal, 'estamos juntos na guerra, estamos juntos no bar!'



Velhas Virgens - 'Eu bebo sim'

A 'nossa' 'Whiskey in the jar', cuja gravação mais famosa foi feita por Elizeth Cardoso, 'Eu bebo sim' é um clássico para quem gosta de um bom 'bar' (seja pra celebrar ou afogar as mágoas). Nesta versão, as Velhas Virgens deixam a música perfeita para uma noite de sexta-feira.


Adoniran Barbosa - 'Mulher, patrão e cachaça' 

Outro clássico absoluto, 'Mulher, patrão e cachaça' mostra que é possível encontrar, em qualquer canto, a mulher da vida, um emprego bacana e a cachaça para esquecer os problemas, caso você não tenha emprego ou um amor.

 

 Lembram de mais alguma música? Comentem aí que eu atualizo a lista.