Cinco (boas) parcerias inusitadas

Norah Jones e Billie Joey, do Green Day, gravaram ábum cover em homenagem aos Everly Brothers. Foto: Marina Chavez/Divulgação.

As parcerias no mundo da música sempre dão o que falar. Afinal, quem não se lembra da clássica "Under Pressure", que reuniu o Queen e David Bowie?

Mas, e quando há lançamentos de projetos entre artistas/bandas que têm, digamos, pouco em comum, seja pelo som ou pelo público? Receita para algo ruim? Nem sempre - ou, como veremos nessa lista, quase nem sempre.

1 - Billie Joey (Green Day) e Norah Jone - "Rovin Gambler"

Ok, Billie Joey e seu Green Day hoje passeiam por diversos estilos dentro do rock e estão um pouco longe da banda que gravou "Dookie" (o que é muito bom, diga-se). 

Mas quem poderia imaginar que o líder de uma das mais aclamadas bandas de pop/punk se juntaria à uma das mais talentosas musicistas de jazz pop? Quase ninguém. E o resultado é um belíssimo álbum!

"Foreverly" é um disco de covers que a dupla gravou para homenagear os Everly Brothers, duo americano de muito sucesso na década de 1950.


2 - Angra, Sandy e Alissa White-Gluz  - "Black Widow's Web

"Vamo pulá, vamo pulá, vamo pulá" e bater cabeça com essa inusitada parceria que, vou confessar, me deixou bem desconfiado. Mas que resultado maravilhoso, senhoras e senhores! 


3 - Eminem e Elton John - "Stan"

Polêmica é com o senhor Marshal Matters, aka Slim Shady/Eminem. Tido como homofóbico por suas diversas letras controversas, Eminem resolveu chamar Elton John para cantar com ele "Stan", sucesso que tinha na versão original a cantora Dido.

O duo, no palco do Grammy em 2001, é maravilhoso, mas a galera caiu matando nas críticas, tanto contra Eminem, quanto contra John. 


4 - Metallica e Lou Reed - "Brandenburg Gate"

Esse aqui é o clássico: ame ou deixe-o. Faixa de "Lulu", álbum conceitual baseado em uma peça de teatro alemã". Uma das faixas é "Brandeburg Gate", que começa com Lou Reed declamando que "cortou as pernas e as tetas".

A faixa, assim como todo o disco, é de uma porralouquice das boas, em que a desconexão entre o que Reed canta e o Metallica toca mostra toda a genialidade dos caras em uma obra controversa, mas belíssima.


5 - Pitty e Elza Soares - "Na Pele"

Dessas parcerias que a gente se orgulha de ter visto sair. Uma letra forte, como essas duas musas da música popular brasileira. Só aproveitem!