The Battle of Los Angeles: 22 anos de um baita disco de rock


Conheça 5 fatos sobre o álbum e sobre o Rage Against the Machine; Battle tirou Mariah Carey do topo das paradas. Foto: Divulgação.

O final da década de 1990 trazia belos álbuns de rock (Californication, do Chilli Peppers e o primeiro do Slipknot) mas foi com o fantástico Battle of Los Angeles que o gênero desbancou o pop das paradas. 

Completando 22 anos de seu lançamento esta semana, compilamos algumas curiosidades do álbum,  além de fatos sobre o Rage Against the Machine na época.

1 - Disco de protesto no topo das paradas

"Rock e política não combina". O principal argumento da galera direitista é que eles vão num show de rock para "dispersar" dos problemas do cotidiano. Mas, por qual motivo não unir as duas coisas?

E o Rage Against sabia melhor do que ninguém essa mistura, tanto é que The Battle vendeu, só na primeira semana, mais de 400 mil cópias, desbancando Rainbow, de Mariah Carey, do topo da parada da Billboard.

2- Show no Woodstock e bandeira dos Estados Unidos queimada


Poucos meses antes do lançamento de Battle, a banda participou do caótico Woodstock 1999. Rodeado de crimes sexuais e com uma infraestrutura precária (como relata o ótimo documentário Peace, Love and Rage), o festival trouxe algumas apresentações memoráveis, como a do Rage Against e sua famosa (e polêmica) performance de Killing in the name, realizada enquanto a bandeira estadunidense ardia em chamas.

3 - Trump presidente dos Estados Unidos em Sleep now in the fire

Essa é digna das previsões dos Simpsons. Quase 20 anos antes de Donald Trump chegar à Casa Branca, a banda "previu" que o ex-apresentador seria eleito no clipe de um dos singles de Battle, Sleep now in the fire, dirigido pelo cineasta Michael Moore.

Um figurante aparece segurando um cartaz com a mensagem "Donald Trump for President - 2000 (a partir do primeiro minuto).

4 - Produção de Brendan O'Brien

Segundo álbum produzido por Brendan O' Brien (que já tinha trabalhado com os caras em Evil Empire e produzido discos do Red Hot Chilli Peppers, Pearl Jam e Stone Temple Pilots, entre outros), Battle foi coproduzido pela banda, mostrando toda a versatilidade dos caras em faixas como Calm like a bomb e nas explosivas Testify e Guerrila Radio.

5 - Banda na lista de  melhores discos do ano da revista Time

Estar presente na lista de melhores discos de revistas especializadas em música já é um grande feito para qualquer artista, mas constar na listagem da Time, uma das maiores revistas do mundo, é espetacular. A banda aparece ao lado de nomes como Santana, Les Nubians e Fiona Apple.

Dê play e ouça esse discaço, fundamental para o rock dos anos 1990.