Além de Bebê Rena: 5 ótimas produções com stalkers
abril 23, 2024
Série da Netflix, baseada em fatos reais, já é fênomeno mundial; elencamos outros ótimos conteúdos sobre stalkers para quem é fã de true crime. Foto: Divulgação.
Talvez você já deva ter ouvido falar de Bebê Rena (Baby Reindeer, 2024), nova série da Netflix que tem chamado a atenção mundo a fora.
A minissérie, inspirada em fatos reais, conta a história de Donny Dunn (Richard Gadd), um barman do subíurbio da Escócia que tenta a sorte como comediante de stand-up. Sua vida muda quando ele conhece Martha (Jessica Gunning), uma aparente pacata advogada que parece estar tendo um dia ruim.
Dunn, inspirado na vida do próprio Gadd (que escreve e dirige alguns episódios), acaba por oferecer um conforto para a moça, que logo se mostra uma cruel perseguidora (a famosa stalker).
A ótima (e agustiante) minissérie traz à tona temas como abuso sexual, a procura ensandecida pela fama e, claro, o fenômone dos true crime.
E é claro que eu fiz uma lista de outras 5 produções que falam sobre o tema (não, não tem You nessa lista😌), para você, que assim como eu, curte conteúdos inspirados em crimes reais.
Night Stalker - Tortura e Terror (2021)
O documentário mostra a história dos crimes cometidos nos Estados Unidos no no verão de 1985. Os casos, que pareciam, no princípio, não ter relação, desafiam os detetives Gil Carrillo o investigador de homicídios Frank Salerno. Com relatos da época, entrevistas atuais e cenas de arquivo, a série traz todo o processo de investigação, captura e o julgamento do criminoso.
Onde assistir: Netflix
Stalk - (2020)
A geração Z, que já nasceu completamente digitial, tem um "modus operandi" diferente e usa uma ferramenta para resolver as picuinhas e o bullying nos dias atuais: a internet. Essa é a premissa do seriado francês Stalk, que teve duas temporadas, criada por Simon Bouisson.
O seriado mostra a história de Lux, um estudante de ciência da computação na Escola Nacional Superior de Engenharia de Paris que, durante o trote e a festa para os calouros, sofre bullying e é humilhado com a postagem na rede do campus de um vídeo no qual está embriagado e, sem saber, toma um copo com urina.
Lux é um codinome hacker de Lucas, que atua na chamada deep web, e decide usar o que sabe fazer de melhor para se vingar. Imperdível!
Onde assistir: Max
Louca Obsessão- (1990)
Esse é um clássico baseado na obra do mestre Stephen King, dirigido por Rob Reiner. Protagonizado por Kathy Bates e James Caan, o filme mostra a doentia relação de uma fã e, apesar de ela não ser uma clássica stalker, a senhora resolve manter seu escritor preferido em um cativeiro para que ele mude o fim da história do seu novo livro. A atuação brilhante de Bates deu a ela um Oscar, em 1991.
Onde assistir: Prime Vídeo
Amante, Stalker e Mortal - (2024)
Mais um doc desses de tirar o fôlego. Dave Kroupa, Um mecânico estadunidende, recém-divorciado, decide criar um perfil em um site de relacionamentos para conhecer novas pessoas.
O cara até conhece uma nova pretendente, mas o relacionamento não dá certo e, ogo, ele reativa o perfil em outra rede social, onde ele conhece Cari, uma moça com quem ele tem conexão imediata e bem intensa, embora Dave tenha deixado claro que não queria nada sério.
Mal sabia Dave, mas a moça tem problemas psiquiátricos e passa a ter comportamentos extremamente obsessivos e, após ter tido o pedido de morar na casa do mêcanico negado, passou a insultá-lo, por mensagens de texto, decidindo ir embora e desaparecendo da vista de todos.
Pouco tempo depois, Dave reata com sua ex-namorada, que passa a ser perseguida por Cari, seja por telefone ou mensagem de texto. Uma história real e completamente absurda, mas, claro, imperdível para fãs do gênero.
Onde assistir: Netflix
Stalker - O Jogo da Morte (2021)
Mas é claro que a minha lista ia ter um "podrão". Este é um daqueles filmes que você assiste só para passar o tempo, sabe? Sem pretensão alguma. O longa traz todos os clichês do terror (mocinha indefesa correndo para o cômodo pequeno da casa, em vez de sair), mas diverte bem.
Stalker - O Jogo Mortal (ah, os brasileiros e seus subtítulos) conta a história de Mia, uma jovem que estã está cansada de seu emprego chato e passa dar mais atenção à sua atividade paralela como influenciadora digital. Mas, claro, que a vida dela se transforma ao se ver vítima de um perseguidor travestido de fã. Dá pra perder 1h30 vendo o filme de boas.