Obra de Speto, que fica na entrada da casa, que ficxa na zona oeste da capital paulista. Foto: Vitória Brígidio. |
Pensando em alguém para auxiliar nos trâmites burocráticos e ajudar na produção da arte, o artista convidou o hub global de inovação e criatividade, Dionisio.AG, para lhe dar suporte neste projeto. O hub, mais conhecido por atender às marcas como seus clientes, também trabalha diretamente com a solicitação de artistas, garantindo um serviço completo, desde atendimento até a produção, para que o profissional realize seus projetos com tranquilidade.
A proposta é transformar o local em um espaço que proporcione experiências únicas e diversificadas para o público. A Casa, que possui dois andares e fica na Zona Oeste da capital paulista, dispõe de diversos ambientes integrados, como uma cozinha e um espaço gourmet dedicados a atividades gastronômicas, uma sala multimídia para futuramente sediar eventos e palestras e um bar secreto.
Visando essa experiência, a Casa Osten é mais do que apenas um local de consumo, é um espaço que valoriza a experiência do cliente e o contato físico, algo que buscamos cada vez mais resgatar agora no período pós pandemia. As relações humanas são cada vez mais importantes e atualmente discutimos se o presencial será ou não substituído por outras formas.
A arte e o conceito de Terceiro Lugar Pensando em outras formas de contato e o que é essencial ao ser humano, a Teoria do Terceiro Lugar, desenvolvida pelo sociólogo Ray Oldenburn, se destaca na discussão. Ele afirma que a qualidade de vida das pessoas é fortemente impactada pelo aspecto social, por isso, defende que espaços que são projetados e pensados para desenvolver interações sociais com outras pessoas é muito importante. A tecnologia nunca esteve tão avançada, hoje conseguimos nos conectar com o máximo número de pessoas em menor tempo na história. Em contrapartida, Ray fala o quanto isso pode nos colocar em um paradoxo, porque a conexão virtual não pode ser superada pela física. Ray diz que a troca com outras pessoas, a interação e todas essas questões sociais são essenciais para a manutenção da saúde mental e para o desenvolvimento humano.
Pesquisas sobre comportamento de compra indicam que a participação em plataformas digitais não consegue atender plenamente nossos anseios por interações sociais. Algumas marcas já começaram a notar essa mudança, onde as pessoas buscam experiências de troca mais significativas. O portal WGSN, que fornece insights sobre consumo e revela novas tendências, afirma que “nossa análise para o consumidor em 2026 indica que, especialmente entre a Geração Z, há uma rejeição aos estilos de vida acelerados e dominados pelas redes sociais. Os jovens estão buscando um estilo ‘lo-tech’, resgatando modelos de celulares antigos e valorizando experiências tangíveis, como a crescente
apreciação pela cultura do café. As marcas precisam se adequar a essa nova realidade, promovendo eventos presenciais que promovam conexões entre os consumidores e entre eles e a marca”.
Importância da arte
Para complementar a experiência física, a arte chega para humanizar ainda mais o ambiente, como um convite para um respiro, trazendo uma atmosfera mais desacelerada. Seja em escritórios, lojas, empresas de todos os tamanhos ou em espaços urbanos, ela se torna uma importante ferramenta para fortalecer conexões entre as pessoas. Muitas marcas têm investido na arte como uma forma de criar um vínculo mais forte com seus clientes e colaboradores. Para estabelecer uma identidade única no mercado, é essencial reconhecer que os consumidores buscam mais do que produtos; eles desejam experiências inovadoras. Em resposta a isso, a Casa Osten optou por oferecer aos seus clientes algo além de produtos, decidindo proporcionar vivências, sabores, texturas e momentos de apreciação. Para tornar essa ideia realidade, a Osten Group convidou um dos mais renomados artistas do Graffiti no Brasil: Speto.
O objetivo do artista era expressar a cultura e a identidade japonesas, integrando aspectos como o Monte Fuji, serras, a arquitetura típica e as célebres flores de cerejeira (sakura). Esses componentes, combinados, revelam uma rica narrativa e um grande apreço pela natureza e pelas tradições do Japão. “A ideia foi valorizar a pintura e a textura natural da parede com poucas cores e simplicidade. A personagem tem uma expressão serena e acolhedora . Ela está em posição de lótus, leve como se estivesse levitando. Me inspirei também no logotipo da Casa Osten para a composição da personagem. O chapéu de Casa e o corpo como o (O)”, explica Speto.
O vulcão representa poder e mudança, enquanto as flores de cerejeira trazem à mente ideias de renovação, suavidade e beleza natural. Além disso, Speto focou na relevância da cortesia e do respeito entre as pessoas, refletindo um dos fundamentos centrais da Casa Osten, que é o Omotenashi – um conceito de hospitalidade originário do Japão. Essa temática está exposta logo na entrada da casa, dando as boas-vindas a todos com essa mensagem desde o primeiro instante.
Assim, a obra não enaltece apenas a estética, mas também comunica os princípios e a visão da Casa Osten, integrando toda a essência da marca. O evento de inauguração do projeto foi aberto ao público e aconteceu no dia 19 de setembro. “Com mais de duas décadas de atuação no mercado de luxo, a Casa Osten nasce como um espaço dedicado a proporcionar experiências exclusivas para os clientes da Osten Group.
Todo o conceito do projeto foi desenvolvido em torno de pilares de interesse, como arte, gastronomia, arquitetura, automobilismo, entre outros. A arte é um dos principais fundamentos da Casa e, logo na entrada, convidamos dois grandes artistas para darem as boas-vindas aos nossos convidados, o Speto e o Finok. Além disso, a Casa Osten conta também com uma galeria que receberá diversos artistas e exposições ao longo do ano.”, comenta Jorge Neto, Diretor Executivo da Osten Group.