Valter Hugo Mãe ganha homenagem com exposição em Minas Gerais


 Primeira edição da MoLA, em Gonçalves, na Serra da Mantiqueira (MG), apresenta obras exclusivas de 15 artistas, inspiradas em livros de um dos maiores escritores contemporâneos da língua portuguesa. Foto: Divulgação.

Entre 5 de julho e 24 de agosto de 2025, Gonçalves, no sul de Minas Gerais e perto da divisa com o Estado de São Paulo, abriga a inédita MoLA – Mostra de Literatura e Arte, homenageando Valter Hugo Mãe, Prêmio Literário José Saramago (2007), concedido pelo romance “O Remorso de Baltazar Serapião”, e um dos principais escritores da língua portuguesa.

Em sua primeira edição, no recém-inaugurado Gabinete de Curiosidades/Art Dialogues, a mostra tem como tema "Imprudentemente Poéticos", transformando em arte, em suas mais diversas manifestações, a profundidade literária do autor angolano - criado em Portugal.

“A MoLA é uma ideia viva, feita por pessoas que colocam presença, escuta e afeto em cada gesto. Já ‘Imprudentemente Poéticos’, tema desta primeira edição da mostra, é um convite à deriva poética e sensível por meio da obra de um dos maiores escritores contemporâneos da língua portuguesa. Na exposição, não queremos apenas exibir obras inspiradas nos livros de Hugo Mãe, mas expandir os sentidos possíveis para cada leitura, em uma travessia entre literatura e artes visuais", afirma Rui Neuenschwander, idealizador e um dos dois curadores da exposição.

Em meio às montanhas e/ou dentro de ateliês, em outras localidades, 15 artistas consagrados e novos criadores, foram convidados a traduzir, além das palavras, a essência das obras de Hugo Mãe, criando peças que ecoem sua sensibilidade. De linguagens diversas, eles interpretam 13 livros do autor, abrindo frestas e rasgos entre a literatura e as artes visuais.

O seleto time de artistas e livros de Hugo Mãe que os inspiraram compõe-se de Alexandra Ward ("A Desumanização"), Cynthia Gavião ("Homens Imprudentemente  Poéticos"), Eliana Carvalho ("O Nosso Reino"), Elias Mota ("Cantos de Cães e Maus Lobos"), Jonas Meirelles ("Contra Mim"), Ju Violeta ("A Desumanização"), Manu Maltez ("O Remorso de Baltazar Serapião"), Paulo Otero ("O Paraíso São os Outros"), Popoke ("O Filho de Mil Homens"), Revista Comando ("O Apocalipse dos Trabalhadores"), Tuscha ("As Doenças do Brasil" e "Homens Imprudentemente Poéticos"), Rogério Blach ("Deus na Escuridão"), Ruzembergue Carvalho ("A Máquina de Fazer Espanhóis"), Thais Beltrame ("O Nosso Reino") e William Mophos ("Serei Sempre o Teu Abrigo").

“Cada artista, ao escolher um dos livros (ou ser escolhido por ele), mergulhou em suas atmosferas — sejam elas melancólicas, oníricas, absurdas, líricas ou brutais. A escrita de Hugo Mãe, que atravessa temas como identidade, pertencimento, infância, morte, amor, exílio e linguagem, é fértil porque convida à reinvenção", pontua Anita Goes, cocuradora de “Imprudentemente Poéticos”. 

A multiplicidade de suportes e de abordagens é parte essencial da proposta. Todas elas exclusivas para a 1ª edição da MoLA, há obras que trabalham com a palavra como matéria visual: textos que se transformam em desenho, caligrafias que ganham volume, frases que se tornam objetos. Outras se apoiam na narrativa, recriando cenas, atmosferas ou sentimentos evocados pela leitura. Algumas preferem o caminho da abstração, buscando traduzir estados emocionais, ritmos, pausas e silêncios. Outras, ainda, se apoiam na materialidade — a madeira, a cerâmica, a fibra, a terra — para construir metáforas táteis daquilo que as palavras sugerem.

Entre os destaques da 1ª MoLA estão “Sismografias”, a série de nanquim, aguada e guache sobre papel do artista paulistano de múltiplas linguagens, Manu Maltez, com base em "O Remorso de Baltazar Serapião", na qual apresenta a ambiguidade instinto e psiquismo, liberdade e repressão, movimento e morte que caracterizam seus trabalhos. Também da capital paulista, o coletivo de artes gráficas Revista Comando, formado por Frederico Heer e Guilherme Boso, expõe o contundente “Caixão Apocalipse V.H.M”. No painel de xilogravuras, a obra inspirada no livro "O Apocalipse dos Trabalhadores" tece uma intrincada trama de símbolos celestiais e terrenais, confrontando a lógica perversa que qualifica a existência pela exaustão e a paz pelo desaparecimento. E a disposição escultural do caixão, construído a partir das matrizes que forjaram a própria imagem que vemos ao seu redor, eleva a obra a um patamar de indagação formal, conferindo à morte uma materialidade insuspeita, uma "bela" e irônica concretude.

Antes de sua inauguração, a MoLA promove um concurso de redação e desenho que envolve alunos do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio das escolas públicas de Gonçalves, contribuindo para a formação de leitores de Hugo Mãe e da literatura de língua portuguesa.

Sobre Gonçalves – Com uma população de 4.727 habitantes segundo o censo de 2022, o município de Gonçalves, no sul de Minas Gerais, tem se consolidado como um importante destino turístico, incluindo entre as suas atrações belas trilhas ecológicas, cachoeiras cristalinas, mirantes com vistas deslumbrantes da Serra da Mantiqueira. A gastronomia local é variada e saborosa, destacando-se pela culinária mineira tradicional e restaurantes de cozinha contemporânea, queijos artesanais, doces caseiros e produtos orgânicos cultivados na região. A cidade é reconhecida como um verdadeiro polo de artistas e artesãos, onde é possível encontrar ateliês, galerias e oficinas que produzem desde cerâmica e esculturas até tecidos e objetos decorativos únicos. Gonçalves está localizada a cerca de 228 km da capital paulista, 53 km de Campos do Jordão (SP), 95 km de São José dos Campos e de Taubaté (SP), 170 km de Campinas (SP), 72 km de Pouso Alegre (MG), 182 km de Poços de Caldas (MG), 190 km de Varginha (MG) e 460 km da capital mineira.

SERVIÇO

Evento: MoLA – Mostra de Literatura e Arte: 1ª Edição “Imprudentemente Poéticos”

Período: de 5 de julho (sábado) a 24 de agosto (domingo)

Horários: em julho, de quinta a domingo, das 10 às 18h; e em agosto, de sexta a domingo, das 10 às 18h

Local e endereço: Gabinete de Curiosidades/Art Dialogues, Rua Maestro Herculano, 101, Centro, Gonçalves (MG)

Website: www.mola.art.br / Instagram: @mola_mostradeliteraturaearte