5 bandas que debutaram em The O.C*

Sucesso do seriado, que completa 18 anos em agosto, alavancou carreiras do Death Cab for a Cutie, Phantom Planet e The Killers. Foto: Divulgação.

A gente realmente percebe o quanto está velho quando nossos programas de TV favoritos (hey, jovem, a gente via TV, sim!) fazem "aniversário" de exibição. E neste mês de agosto, um dos seriados mais bacanas do início dos anos 2.000 completa 18 anos (!) de sua primeira exibição. The O.C - que aqui no Brasil o tio Silvio deu o bizarro subtítulo "Um Estranho no Paraíso" - foi um marco para os jovens da época (ok, eu já nem era tão jovem assim). 

A série, criada por Josh Schwartz (Marvel's Runaways e Gossip Girls), acompanha a história de Ryan Atwood (Ben McKenzie) na comunidade de Orange County (daí o nome The O.C.) na Califórnia, Estados Unidos. Ryan precisava se adaptar à nova realidade em uma cidade rica, já que sua infância e início de juventude foi bem tumultuada. 
Com um enredo meio bobo (um Conto de Fadas moderno), o roteiro focava em problemas que a maioria dos adolescentes vivia (ok, tirando o fato de eles serem muito ricos) e trazia personagens secundários Seth Cohen (Adam Brody), Marissa Cooper (Mischa Burton) e Summer Roberts (Rachel Bilson) muito bons. Mas o tema do post é a baita trilha sonora do seriado. 

Com seis álbuns lançados ao longo das quatro temporadas, "The O.C." fez um bem danado aos nossos ouvidos (e a carreira de muitas bandas). O lugar escolhido pelos personagens para curtir um som de qualidade era o fictício Bait Shop, e pelo palco do lugar passaram o The Killers (que apareceu no segundo ano, divulgando o disco de estreia) e Death Cab For a Cutie (que também deu as caras em um dos episódios), entre outros. 

Então bora relembrar essas e outras bandas que fizeram parte da trilha sonora de um dos seriados mais emblemáticos do início dos anos 2.000?. E leia o texto ouvindo a playlist, logo abaixo. Certeza que você vai viajar no tempo e cantar "Californiaaaaaaa..... Californiaaaaaaa.....here we coooome"

1. Phatom Planet - "California" 

Uma banda que se deu muito bem com a exposição no seriado foi a Phantom Planet. Formada em 1994 por Alex Greenwald (vocais), Sam Farrar (Baixo), Darren Robinson (guitarra e vocais), Jacques Brautbar (guitarra) e Jason Schwartzman - sim, ele mesmo o ator - que tocou bateria na banda até 2003 e aparece no clipe - os caras chegaram ao topo das paradas com a faixa "Califórinia", do primeiro trabalho 'The Guest", lançado em 2002. Há quem diga que a banda é uma legítima representante das chamadas "One Hit Wonder"....Mas certeza que o refrão "Californiaaaaaaa, here we coooome" marcou muito a vida de muita gente!

  

2. Deth Cab For a Cutie - "A Lack of Color" 

A banda preferida de Seth Cohen (Adam Brody) era figurinha carimbada ao longo da série, embora tenha aparecido somente no segundo volume da trilha do seriado. A cada menção à banda, íamos todos procurar (em lugares obscuros de download, correndo o risco de pegar vários vírus) saber mais sobre o grupo, formado em 1998 por Ben Gibbard, Chris Walla e Nicholas Harmer. E que delícia de som.

   

3. Kaiser Chiefs - "Na Na Na Na Naa" 

O Kaiser Chiefs já tinha algum sucesso antes de a banda entrar na lista de "Mix 5", com o sucesso mundial de "I Predict a Riot" do primeiro álbum "Employment", que foi lançado em março de 2005. Mas certeza que muita gente conheceu a banda depois de ouvir no seriado.

   

4. The Killers - "Smile Like You Mean It" 

E o The Killers, bem no começo de sua tragetória, passou por ali para deixar sua marca rumo a um futuro bem promissor. E a cena com a banda participando? Uma das mais clássicas do seriado.

   

 5. Kassabian - Reason Is Treason 

O Kassabian entrou na última trilha do seriado, já na fase em que os empresários das bandas viam The O.C como um trampolim importante para a carreira. Formada em 1997 por Tom Meighan (vocal), Sergio Pizzorno (guitarra, Backing Vocal, Teclado, Percussão) e Chris Edwards (baixo), o Kassabian estourou com o álbum homônimo de estreia e a faixa entrou no disco impulsionada pelo sucesso (e claro pelo maravilhoso gosto musical do criador da série, Josh Schwartz).

  

*Texto publicado originalmente no Huffpost Brasil em setembro de 2018.