5 curiosidades sobre o Cavaleiro das Trevas que talvez você não saiba*


Filme dirigido por Christopher Nolan foi lançado há 13 anos. Foto: Divulgação.

Considerado por muitos fãs do Batman como uma das melhores adaptações dos quadrinhos, "O Cavaleiro das Trevas" ("Dark Knight"), dirigido por Christopher Nolan, completa 13 anos de lançamento neste domingo, dia 18 de julho de 2021. 

Reunimos aqui cinco curiosidades que você talvez não saiba sobre esse clássico moderno.


1 - Robin Williams como Coringa 

Antes do anúncio de quem seria o vilão da sequência de "Batman Begins"(2008), muita especulação girou em torno do Coringa - até pela cena final do primeiro filme dirigido por Christopher Nolan. 

Um dos atores que manifestou o interesse em interpretar o Palhaço do Crime foi o falecido ator Robin Williams, que trabalhou com Nolan no filme "Insônia"(2002). 

Em uma entrevista ao IGN, o astro de "Patch Adams" disse que adoraria fazer o papel e ficaria muito feliz se a HQ "Asilo Arkham" servisse de base para o filme. 

A escolha foi menos óbvia, e se mostrou muito acertada. Heath Ledger foi brilhante e ganhou o Oscar póstumo como Melhor Ator Coadjuvante. Uma pena ter falecido ainda antes de o filme ter estreado.

2 - Influência de Michael Mann 

Ainda que seja um baita filme baseado em um personagem icônico dos quadrinhos, muita gente não vê o Batman de Christopher Nolan como um filme de heróis. 

Esse fato pode ser explicado pela influência do filme "Fogo Contra Fogo" (1995), dirigido por Michael Mann e que mostra o "duelo" entre o criminoso Neil McCauley (Robert De Niro) e o policial Vincent Hanna (Al Pacino). 

Nolan declarou, várias vezes, que o longa - e outras obras do diretor - inspirou cenas de o "Cavaleiro das Trevas" e isso pode ser visto no vídeo abaixo, com a comparação das tomadas.

 

3- Cillian Murphy (Espantalho) como Batman 

O ator Cillian Murphy ("Extermínio" e "Voo Noturno") fez o teste para interpretar o Batman no primeiro filme, mas acabou perdendo o papel para Christian Bale. 

Como o cara mandou muito bem, Nolan resolveu que deveria ter o ator no filme, dando o papel de Dr. Jonathan Crane - Aka Espantalho - e a participação nos três filmes do Batman que ele dirigiu.

4- Cena do interrogatório entre Batman e Coringa 

Uma das cenas mais tensas do filme é o interrogatório do Coringa, brilhantemente interpretado por Heath Ledger, e o Batman (Christian Bale). 

Durante as filmagens, Ledger pediu para que Bale batesse nele de verdade, e o mais forte possível. A entrega do cara ao Palhaço do Crime foi completa, o que lhe rendeu o Oscar - póstumo, infelizmente.

   

5 - Marketing viral de primeira 

A produção do filme mandou muito bem na divulgação pré, criando virais antes do longa chegar ao cinema. Destaque para as páginas na internet dedicadas ao Coringa (Ledger) e Harvey Dent (Aaron Eckart), além de liberar alguns trechos do filme, como a sequência de abertura, algo não muito comum à época.

 

*Texto originalmente publicado no Huffpost Brasil, em 19 de julho de 2008.