Cinema fantástico é tema de festival


Cinefantasy, em sua décima segunda edição, traz 111 produções de 34 países. Foto: Divulgação/ Cena de Carro Rei, com Matheus Nachtergaele.

Ainda que estejamos em um momento muito ruim para a cultura brasileira, especialmente para o cinema - com os desmandos vocês sabem de quem - é gratificante poder falar de um festival - gratuito e online - com filmes de realidade fantástica.

Em sua 12ª edição, o Cinefantasy - Festival Internacional de Cinema Fantástico, traz mais de 100 filmes selecionados para participarem da competição.

Um deles é o premiado (em Gramado) Carro Rei, de Renata Pinheiro, que traz o ator Matheus Nachtergaele interpretando um veículo que pode falar, se apaixonar e fazer planos. 

Além deste, participam filmes de longas-metragens (ficção e documentários) e curtas-metragens de 34 países em 15 mostras competitivas. A exibição dos filmes acontece até 19 de setembro de forma gratuita pela plataforma https://play.innsaei.tv/

Os longas-metragens estão divididos em duas mostras competitivas: ficção e documentário. Os curtas-metragens estão divididos em outras 13 mostras: Ficção Cientifica, Fantastic Black Power, Fantástica diversidade, Horror, Animação, Brasil Fantástico, Espanha Fantástica, Estudantes, Fantasmas, Fantasteen, Mulheres Fantásticas, Pequenos Fantásticos, Amador. 

Os 111 filmes foram selecionados entre  726 inscritos e muitas produções são premiadas. Mas é preciso ficar atento para não perder nenhum filme do Festival. Duas obras ficarão acessíveis em datas e períodos específicos, como o longa colombiano Luz : Flor da Maldade, pré- indicado para representar seu país no Oscar, ficará disponível nos dias 9 e 10 de setembro, às 19h. Já o longa Cadáver Exquisito (Lúcia Vassalo) ficará disponível de 11 a 13 de setembro, a partir das 19h (48h). As demais produções ficarão disponíveis na plataforma da estreia de cada mostra até o final do Festival.  

Homenagem: Mostra não competitiva 

O Festival também faz uma homenagem a baiana Helena Ignez, uma das principais personalidades femininas do cinema brasileiro. A homenagem acontece com a exibição do documentário A mulher de Luz Própria , de Sinai Sganzerla. Além de filmes dirigidos por Inês, entre eles: A Miss e o dinossauro (2005), Canção de Baal (2008), Feio, Eu? (2013), Luz nas Trevas – a volta do bandido da Luz Vermelha (2010), Ossos (2014), Poder dos Afetos (2013), Reinvenção da Rua (2003).

Um festival construído por mulheres 

Pela primeira vez, nas 12 edições do Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico, a curadoria e juri são exclusivamente compostos por mulheres. 15 delas assinaram a curadoria e 45 mulheres do universo audiovisual brasileiro e latino-americano compõem o júri técnico do festival. 

"Fizemos muitas escolhas durante o caminho do Cinefantasy. Foi uma escolha, em 2018, quando criamos a primeira mostra temática, a "Mulheres Fantásticas" e mais escolhas, com a "Fantástica Diversidade" e com a "Fantastic Black Power", num encantamento ético-político para trazer pautas urgentes para nós. E encaramos esse pioneirismo no cinema fantástico como uma missão. Mas faltava dar o tom, a cor, o gosto e o olhar de um festival construído 100% por mulheres. Especialmente agora nesse momento na qual as mulheres do Afeganistão estão ameaçadas pelo Talibã e podem perder seus direitos à educação, ao trabalho, à liberdade de circulação e à vida. Essa edição é um grito pela segurança e contra todas as formas de discriminação e abuso ", salienta Monica Trigo, diretora do Festival Cinefantasy e presidente da FANTLATAM – Alianza Latinoamericana de Festivales de Cine Fantástico, considerado o Oscar no Cinema Fantástico.  

Assédio no cinema: 

O festival também terá uma série de atividades formativas com workshops e importantes debates do cinema mundial como:

"Assédio no cinema- Vamos discutir", mediado pela documentarista e jornalista Flavia Guerra e traz como convidadas as diretoras Helena Ignéz, Rosana Alcântara e Simone Matos - 13/09 - segunda-feira - 19h às 20h30 . Com inscrição no link : https://bityli.com/jUnZ2

Além do debate "Mulheres no cinema + representatividade", com mediação: Julia Katharine e como convidadas a diretora Sinai Sganzerla,  a diretora Kátia Coelho e a cineasta e montadora Cristina Amaral - 16/09 - quinta-feira - 19h às 20h30. Com inscrição no link: https://bityli.com/xiI05

O público também poderá conferir a exposição "Elas estão Comigo", da artista Daniela Távora que ressignifica as relações artísticas e influências que mulheres exercem na trajetória umas das outras. A exposição online pode ser vista no site: www.cinefantasy.com.br.

Premiação 

A cerimônia de premiação acontece dia 19 de setembro, às 20h, e terá a atriz Clarissa Pinheiro como mestre de cerimônia. O melhor filme em cada uma das  mostras receberá o troféu do 12º Cinefantasy. Também serão premiados o melhor roteiro, direção, atriz e ator dos longas-metragens.

O público ainda poderá votar no melhor curta e melhor longa-metragem, que recebem o Prêmio do Júri Popular. Os premiados recebem o troféu José Mojica Marins e a Mostra Fantastic Black Power o troféu João Acaiabe. A premiação acontece na plataforma https://play.innsaei.tv/.

Serviço:  

12º Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico - 111 filmes de 34 países – 15 mostras competitivas

De 9 a 19 de setembro pela plataforma https://play.innsaei.tv/   

Abertura: no dia 9 de setembro, às 20h - Plataforma #CulturaemCasa https://culturaemcasa.com.br/

Encerramento: 19 de setembro, às 20h - Plataforma https://play.innsaei.tv/.

Mostra não competitiva com filmes dirigidos por Helena Ignez : Plataforma Spcine https://www.spcineplay.com.br/

Site: https://cinefantasy.com.br/