Mostra investiga as ligações entre as cidades do Rio de Janeiro e Niterói


Programação do Projeto Conexões inclui curso gratuito e on-line de fotografia além de ações educativas para professores e estudantes. Foto: Divulgação.

Até o dia 16 de outubro, o Horto do Fonseca, espaço público da cidade de Niterói, no Rio de Janeiro., recebe o Projeto Conexões, mostra e série de ações educativo-culturais direcionadas a estudantes e professores de ensino fundamental.

Com visitação gratuita, a exposição investiga as ligações entre as cidades do Rio e Niterói, reunindo imagens e fotografias de acervos iconográficos e de fotógrafos contemporâneos. Entre o material, destaque para paisagens das duas cidades e da Baía de Guanabara. 

Com curadoria da historiadora carioca Carmen Lucia de Azevedo, a programação inclui curso gratuito e on-line de fotografia, aberto ao público em geral, além de ações educativas para professores e estudantes. 

A mostra antecipa as comemoração dos 50 anos da Ponte Rio-Niteróis, em 2023. O projeto de construção de uma ligação entre as duas cidades começou em 1968, com a colocação da Pedra Fundamental da Ponte Rio-Niterói, numa cerimônia presidida pela rainha Elizabeth 2ª da Inglaterra”, informa a curadora Carmen Lucia de Azevedo, comentando o desafio de resumir 500 anos em uma exposição.

A exposição fica em cartaz até 16 de outubro, de terça a domingo, das 10h às 19h. Mais informações no site do Projeto Conexões.