No próximo dia 18 de agosto de 2023, o Globloplay estreia a série "As Aventuras de José e Durval", série em oito capítulos que vai contar a história de Chitãozinho e Xororó, uma das duplas sertanejas mais famosas do país.
Para você entrar no clima dessa novidade, que pelo trailer parece bem bacana, fiz uma lista com 4 filmes e seriados biográficos de artistas nacionais que valem a pena conferir.
1 - "Cazuza - O Tempo Não Pára" (2004) - Sandra Werneck e Walter Carvalho
Um dos grandes filmes nacionais da metade dos anos 2000, o filme, dirigido por Sandra Werneck e Walter Carvalho, traz diálogos fortes, divertidos e interpretações fantásticas, como de Daniel Oliveira, na pele de Cazuza, e Marieta Severo, que interpreta a mãe do cantor, Lucinha Araújo.
O roteiro foi escrito por Fernando Bonassi e Victor Navas, baseado no livro "Cazuza: Só as Mães São Felizes", escrito por Lucinha e pela jornalista Regina Echeverria.
Onde assistir: Apple TV (aluguel e compra), Prime Vídeo (aluguel), Google Play (aluguel e compra) e Claro Vídeo (aluguel).
2 - "Zé do Caixão" (2015) - Vitor Mafra
O seriado, que estreou em 2015 no canal Space, ná é uma biografia no sentido literal da palavra, mas traz, em seis episódios, a construção de seis filmes de José Mojica Marins, o Zé do Caixão, em uma perfomance pra lá de inspirada e convivente de Matheus Nachtergale.
A série é inspirada no livro "Maldito – A Vida e o Cinema de José Mojica Marins," escrito em 1998 pelos jornalistas Ivan Finotti e André Barcinski. O próprio Barcinski assina o roteiro de "Zé", ao lado de Ricardo Grynszpan e do diretor Vitor Mafra.
Onde assistir: YouTube.
3- "Legalize Já - A Amizade Nunca Morre" (2017) - Johnny AraújoA amizade entre dois caras que, aparentemente tinha tudo para não rolar, é o mote do filme, que conta a história de como Skunk (interpretado pelo semore ótimo Ícaro Silva) e Marcelo D2 (Renato Góes) se conheceram e formaram o Planet Hemp, uma das maiores bandas nacionais da história.
O longa não cai nos clichês e, apesar de mudar um pouco o que aconteceu de fato, consegue fazer jus à importância do Planet para a música brasileira.
Onde assitir: HBO Max (assinatura), Amazon Prime Video (aluguel), Apple TV (aluguel e compra), Netflix (assinatura) e Microsoft Movies (aluguel e compra).
4 - "2 filhos de Francisco" (2005) - Breno Silveira
Você pode até não gostar da dupla Zezé Di Camargo e Luciano, mas, assim como Chitãozinho e Xororó, os caras fizeram muito sucesso e, ao menos para mim, trazem uma memória muito afetiva da minha infância.
E o filme tem diversas cenas emotivas, fortes e que mostram a força de vontade dos pais dos meninos Mirosmar (Zezé) e Welson (Luciano), interpretados na infância por Dablio Moreira e Wigor Lima, respectivamente.
Com grandes atuações, especialmente dos garotos e do pai, vivido por ângelo Antônio, esse filme é para se emocionar.
Onde assistir: Globoplay (assinatura), Oi Play (assinatura), no Apple (aluguel e compra) e Google Play (compra).
5 - "Não pare na pista - A melhor história de Paulo Coelho" (2014) - Daniel Augusto
A história de queda e ascenção de Paulo Coelho é retratada nesse filme, que foca mais na vertente compositora do artista e sua parceria com Raul Seixas.
Apesar de ser um pouco caricato, o filme tem doas atuações de Júlio Andrade, vivendo Paulo Coelho mais velho, e tem momentos marcantes para os fãs de música.
Onde assistir: Apple TV (aluguel e compra) e Google Play (aluguel e compra)