Lista traz Click, Amor Sem Escalas e muitos outros. Foto: Unsplash.
O tema corporativo sempre foi muito bem representado em Hollywood. Lições sobre como lidar com chefes tóxicos e abusivos, exemplos de liderança, entre outros temas, permeiam a história do cinema.
Para dar minha contribuição para as reflexões neste mundo complexo, listei cinco filmes que abordam, direta ou indiretamente, o tema carreira para ajudar você a se inspirar e te ensinar lições valiosas sobre liderança, comunicação, motivação e muito mai (e quem sabe não cometer os mesmos erros de alguns protagonistas). Confir abaixo!
O Que Você Faria? (El Método, Marcelo Piñeyro, 2005)
Este drama espanhol é baseado em uma história real e conta a trajetória de Álex (Pablo Echarri), um executivo bem-sucedido que é demitido de uma multinacional após uma fusão. Sem perspectivas de emprego, ele aceita uma proposta para trabalhar em uma empresa corrupta que vende produtos falsificados. Lá, ele se envolve em um esquema de fraude e extorsão, colocando em risco sua integridade e sua família.
As consequências éticas e morais das decisões que tomamos no ambiente de trabalho, além de retratar a crise econômica e social da Argentina no início dos anos 2000.
Onde assistir: Netflix
Um Senhor Estagiário (The Intern, Nancy Myers, 2015)
Nesta comédia divertida e emocionante, Robert De Niro interpreta Ben, um viúvo de 70 anos que decide se candidatar a um programa de estágio em uma startup de moda online. Lá, ele é designado para ser o assistente pessoal da fundadora e CEO da empresa, Jules (Anne Hathaway), que tem dificuldades para equilibrar sua vida profissional e pessoal. Ao longo do filme, Ben mostra sua sabedoria, experiência e lealdade, conquistando a confiança e o respeito de Jules e dos demais funcionários.
Além de abordar o recomeço de um idoso em um trabalho, o filme aborda temas como diversidade geracional, adaptação às mudanças, empatia e mentoria.
Onde assistir: Prime Video e e HBO Max.
O Discurso do Rei (The King's Speech, Tom Hooper, 2010)
Um dos grandes trabalhos de Colin Firth, que lhe rendeu o Oscar, o filme narra a história real do rei George VI (Firth), que sofria de gagueira desde a infância e tinha medo de falar em público. Com a iminência da Segunda Guerra Mundial, ele precisa assumir o trono após a abdicação de seu irmão Edward VIII (Guy Pearce) e se tornar a voz da nação.
Para superar seu problema, ele conta com a ajuda de Lionel Logue (Geoffrey Rush), brilhante, como sempre, um terapeuta da fala que usa métodos pouco convencionais para fazer o rei se expressar com confiança. Temas como liderança, comunicação, autoestima e superação são retratados no longa.
Amor Sem Escalas (Up in the Air, Jason Reitman, 2009)
Em mais um exemplo tosco da tradução de filmes, este longa, que não é, definitivamente, sobre amor, traz George Clooney como Ryan, um consultor especializado em demitir pessoas. Ele viaja pelos Estados Unidos fazendo seu trabalho sem se envolver emocionalmente com ninguém.
Sua rotina muda quando ele conhece duas mulheres: Alex (Vera Farmiga), uma executiva com quem ele inicia um relacionamento casual; e Natalie (Anna Kendrick), uma jovem recém-contratada que propõe um sistema online para fazer as demissões à distância. Ryan se vê obrigado a questionar seu estilo de vida solitário e sua visão sobre o amor e o trabalho.
As relações interpessoais, cada dia mais importantes, são abordadas no longa, mas temas como globalização, crise econômica, e o sentido da vida também se fazem presentes.
Onde assistir: Telecine Play e Prime Video.
Click (Frank Coraci, 2006)
Sim, você está vendo um filme de Adam Sandler em uma lista que não seja sobre comédia. Sandler interpreta Michael, um arquiteto workaholic que vive sobrecarregado de trabalho e não tem tempo para sua esposa (Kate Beckinsale) e seus filhos. Um dia, ele encontra um controle remoto mágico que lhe permite avançar, pausar ou retroceder sua vida.
No início, ele usa o controle para escapar das situações chatas ou estressantes, mas logo percebe que está perdendo os momentos mais importantes de sua vida.
Uma baita reflexão sobre as prioridades que escolhemos, o equilíbrio entre trabalho e família e o valor do tempo que passamos com quem amamaos. Difícil não se reconhecer no filme 😓.
Onde assistir: Prime Video (aluguel)
E aí, qual filme você acha essencial e que não está nessa lista?