Quarteto fará shows de despedida no próximo ano, começando pelo Brasil, e vai lançar um disco com 40 faixas, gravas em 40 cidades diferentes.; banda não descarta chamar ex-integrantes para último show. Foto Reprodução/YouTube.
Em entrevista na manhã desta sexta-feira, a banda Sepultura, que completa 40 anos em 2024, anuciou que chegará ao fim.
Com a presença dos quatro integrantes atuais, a coletiva foi apresentada por Gastão Moreira. De acordo com Andreas Kisser, guitarrista e líder do quarteto, a ideia é "parar de cabeça erguida" e não ficar se "prendendo a uma ideia ou a uma década que já passou".
A turnê de desedida, batizada de "Celebrating Life Through Death", deve durar até meados de 2025, rendendo, ao final, um disco com 40 faixas, gravado em 40 cidades diferentes ao redor do mundo.
Andreas disse que o nome da tour foi para respeitar o passado, mas viver o presente de forma mais intensa "respeitando a finitude das coisas". "Tudo tem fim, fechar um ciclo em um momento muito foda da banda", afirmou na coletiva.
Segundo Eloy Casagrande, baterista do grupo, eles já começaram a gravar as faixas e, depois, vão fazer uma "curadoria" das músicas que farão parte do álbum, que deve sair, de acordo com Eloy, em 4 blocos de 10 músicas digitais e, ao final, um box com todas as canções.
Banda não descarta a participação de membros antigos, como os irmãos Cavalera. "Portas abertas, sempre! Estamos pensando, mas não muito, em algo pro último show, nunca fechamos porta, mas queremos que seja uma celebração, mas que seja do presente. Mas, se nao quiserem, tudo bem" (risos), disse Andreas.
O Sepulttura fou fundado pelos irmãos Max e Iggor Cavalera em Belo Horizonte, Minas Gerais, nem 1984. A banda se estabeleceu rapidamente, primeiramente fora do Brasil, e conquistou o mundo com seu peso com elementos brasileiros. O baixista Paulo Xisto Júnior é o membro mais antigo ainda presente. O guitarrista Andreas Kisser entrou em 1987. A formação atual ainda conta com o vocalista Derrick Green (desde 1997) e o baterista Eloy Casagrande (desde 2011).
Abaixo, a faixa Isolation, de Quadra, último disco de inéditas da banda, lançado em 2020.