Artistas incríveis para celebrarmos o início da Paralimpíada, no dia 28 de agosto de 2024, em Paris. Foto: iStock.
A música é uma forma poderosa de expressão, e muitos artistas têm superado desafios pessoais para criar obras incríveis. Aqui estão quatro artistas com deficiência, para além dos mais famosos, que você talvez não conheça, mas que merecem sua atenção.
1 - Mandy Harvey - Try
Mandy Harvey perdeu a audição aos 18 anos, após uma doença. Mas seu incrível talento foi “descoberto” pelo programa America’s Got Talent, em sua 12ª temporada. Aqui, mostro a belíssima “Try”, em versão ao vivo, justamente tratando da perseverança para atingir seus objetivos. Um belo folk com autenticidade.
2 - Mark Goffeney - We are the same
Mark, também conhecido como "Big Toe", foi um guitarrista e baixista americano que nasceu sem os braços. Ele tocava seus instrumentos com os pés e liderou a banda Big Toe, que misturava rock alternativo e punk. O cara chegou a tocar com a banda Maná, em um show, em 2017. O músico e sua ex-mulher foram encontrados mortos, em março de 2021, em sua residência, nos Estados Unidos.
Abaixo, a bela We are the same.
3 - Jason Becker - River of Longing
Essa, talvez, seja uma das histórias mais incríveis que eu já li nessa pesquisa para o post. Jason Becker, virtuoso guitarrista virtuoso, vinha ganhando destaque na cena do Heavy Metal nos anos 1980, chegando gravar dois discos com a banda Cacophony, que tinha como outro guitarrista, Marty Friedman, mais conhecido hoje pelo trabalho no Megadeth.
Enquanto gravava um disco com a banda de David Lee Roth (substitutindo Steve Vai!), Becker, de apenas 20 anos, foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA), o que o deixou paralisado e incapaz de tocar. No entanto, ele continuou a compor usando tecnologia assistiva, desenvolvida pelo seu pai. Becker ainda lança música e é considerado um exemplo de perseverança na cena do rock e do metal.
Abaixo, a instrumental River of Longing, do álbum Triuphant Hearts, de 2018, e que conta com a participação de Joe Satriani, Aleks Sever, Guthrie Govan, Steve Morse (ex-Deep Purple).
4 - Dudé - Anticapacitista
Se tem uma coisa que aprendi (e continuo aprendendo) e´tentar não ser capacitista com as pessoas com deficiência. E esse é justamente o tema da música de Dudé, músico conhecido da cena paulista. O cara, que nasceu com má formação congênita, lidera as bandas Dudé e a Máfia e Dudé Blues Band, além de lançar músicas de seu trabalho solo, com Anticapacitista.