Plágio ou Inspiração?

Não é raro que, para atingir o sucesso comercial, artistas se inspirem em músicas já lançadas ou simplesmente as "copiem" devido a falta de criatividade. E mais uma artista sofre com acusações de plágio. A cantora canadense Avril Lavigne é acusada por compositores americanos de plagiar versos e a estrutura musical de uma canção composta no final da década de 70.Tommy Dunbar e James Gangwer dizem que a música "I Wanna Be Your Boyfriend", originalmente tocada pela banda The Rubinoos (alguém aí conhece?), é copiada por Avril na canção "Girlfriend". Em entrevista ao Folha Online um dos músicos diz:"Nós não somos ingênuos para acreditar em algum tipo de coincidência cósmica", afirmou Dunbar. "A letra, a métrica, o ritmo -- são idênticos", disse o compositor.

Avril será processada por plágio e a primeira audiência está marcada para agosto nos E.U.A. A cantora em carta no blog oficial rebateu as acusações:"Eu nunca ouvi essa música na minha vida e a alegação deles se baseia em cinco palavras. Todas as músicas compartilham letras e emoções parecidas. Como somos humanos, falamos uma única linguagem." disse a cantora.

O máximo que acontecerá é que provavelmente Avril terá que incluir o nome dos compositores como co-autores da música, já que as canções são muito parecidas.

Vários artistas já sofreram acusações de plágio ou tiveram suas músicas comparadas com outras. Um dos casos mais recentes foi o da banda Red Hot Chilli Peppers que teria "copiado" a música "Mary Jane's Last Dance" do cantor americano Tom Petty e a transformado em "Dani California". Mas a acusação não foi levada adiante graças a essa declaração de Petty:"A verdade é: eu realmente duvido que existe alguma má intenção nisso. Várias músicas de rock soam parecidas. Pergunte a Chuck Berry. Os Strokes pegaram American Girl para a música Last Night, e eu vi uma entrevista em que eles adimitiam isso. Isso não me incomoda. Se alguém copia minha música nota por nota e rouba isso maliciosamente, ai talvez eu possa abrir um processo".

Outro caso famoso foi o da música do The Verve "Bitter Sweet Symphony" que segundo o líder do Rolling Stones, Mick Jagger seria um plágio de uma de suas canções por conter a expressão "Bitter Sweet Symphony" e pelo "sample" ser idêntico. O Verve acabou perdendo na justiça todo o direito de criação dela, recebendo então Mick os "royalties" referentes ao uso e execução da música e ainda os créditos a ele e a Keith Richards no encarte do Cd "Hurban Hyms", como co-autores

Abaixo compare os trechos da música de Avril Lavigne e da do The Rubinoos.