A Vida Por Um Fio:Crônica de Um Ilhado

Terça-feira, 02 de junho, 19 horas, São Paulo. Estou "espumando" de raiva. Explico. Precisava terminar um trabalho da faculdade e meus amigos de grupo iriam ajudar. Ajuda esta que viria "online", já que cada um mora em um canto da cidade. Chego em casa um pouco antes das 15h e pra não perder tempo vou finalizar os slides para a apresentação do dia seguinte. Até às 18h, faço os últimos "ajustes" nos slides. Até aí tudo bem. Quando tento me conectar à internet, pouco tempo depois do combinado para receber a ajuda do pessoal do grupo para terminarmos a parte escrita do trabalho, entro em pânico: A conexão "cai" toda hora. Sigo os procedimentos(desligar o modem e ligá-lo novamente 2 minutos depois) mas nada adianta. Pego o telefone e ligo para a empresa responsável pelo serviço(aquela mesma....). As orientações gravadas são seguidas e aguardo cerca de 25 minutos para ser atendido, mas a ligação cai. Volto a ligar e novamente espero na linha até a chamada ser interrompida mais uma vez. Aí, com a paciência de um oriental, jogo o telefone na parede(mentalmente, claro). Recupero o fôlego e tento me conectar à internet novamente. Consigo "ficar" online no Messenger a tempo de dizer para um dos meus colegas de faculdade: "Minha net tá um c..." E a conexão "desaba", para não voltar mais naquele dia. Após xingar toda uma geração de familiares da empresa de telefonia, pego o aparelho e mais uma surpresa: O telefone está mudo.
Ninguém consegue falar comigo, mas consigo terminar o trabalho enfurecido. Na quinta-feira, pela manhã, já com a conexão restabelecida e o trabalho apresentado, ouço na rádio Bandeirantes, no programa "O Pulo do Gato", a "premiação" que a emissora faz todo mês para divulgar os campeões de reclamação dos ouvintes.
"O troféu 'Trombone do Mês' de maio vai para a T.....(isso, aquela mesma...)", anuncia José Paulo de Andrade, jornalista e apresentador do programa da Band. "Justiça feita", vibro(silenciosamente) em completo estado de redenção. Ilhado por algumas horas, penso o quanto dependemos da tecnologia do mundo moderno. Se isso é bom ou ruim? Não sei dizer. Só sei que estou tentando mudar minha conexão da internet para à cabo e aprendendo mais sobre o VOIP.