Metallica: 6 curiosidades sobre James Hetfield

Frontman da banda completa 58 anos nesta terça-feira.  Foto: Divulgação.

Nesta terça-feira (3/8), o frontman do Metallica, James Hetfield, completa 58 anos. Para celebrar a vida e a obra de um dos caras mais importantes do rock mundial, contamos algumas curiosidades que talvez você não saiba (ou não se lembre, dependendo da sua idade). 

1 - Fraturas e incidentes 

James costumava andar de skate, especialmente no começo da banda. No entanto, dois pequenos acidentes do vocalista com o "carrinho", um em 1986 e outro em 1987, o impossibilitaram de tocar por algum tempo. 

Mas o incidente mais grave aconteceu em 1992 - justamente no aniversário dele!! - , quando o cara se queimou com a pirotecnia do palco, durante a turnê do Black Album. 

Nas duas ocasiões, Hetfield se limitou a cantar sendo substituído na guitarra por John Marshall (Metal Church e ex-roadie da banda). O guitarrista do Sepultura, Andreas Kisser, conta aqui que fez alguns testes e quase tocou com o Metallica na época. Imagina que bacana seria! 

2 -  "Rehab" e o quase (triste) fim do Metallica 

Os fãs mais fervorosos da banda lembram bem quando, após a saída do baixista Jason Newsted e dos contestados álbuns Load e Reload, o Metallica entrou numa maré bem ruim, com as constantes brigas entre os integrantes e a recaída de James no alcoolismo, que culminou com a ida dele para a reabilitação.

Tudo isso em meio as gravações de um novo álbum - o mais contestado ainda "St. Anger" - e do documentário "Some Kind of Monster". Depois de voltar da "rehab", James e a equipe que o tratou estipularam um limite de horas para que o frontman pudesse gravar o álbum - o restante do dia seria dedicado à família. Na cena abaixo, retirada de "Some Kind", dá para notar bem o clima de insatisfação do baterista Lars Ulrich.

   

3 - James e suas "puladas de cerca" musicais - Country e Adele? 

Um dos motivos pela saída de Jason Newsted do Metallica foi o desejo que o cara tinha de explorar outras coisas fora da banda - eu sei que existem outros vários motivos pela saída, mas fica para outro post - , algo "proibido" no grupo. Mas, James Hetfield parece não se importar muito com essa "regra". O cara já participou do tributo ao Freddie Mercury, tocando com os remanescentes do Queen e o guitarrista do Black Sabbath, Tony Iommi a faixa "Stone Cold Crazy", como você vê no vídeo abaixo.

   

O vocalista é pai de três filhos, e a mais velha, Cali Hatfield, tem um vozeirão e é acompanhada pelo pai nos eventos do Acoustic for a Cure, idealizado pelo cara e por Sammy Hagar para colaborar com o programa de Oncologia Pediátrica da UCSF Benioff Children’s, nos Estados Unidos. Nestas apresentações, Hetfield toca várias músicas de outros artistas, mas aqui você verá ele tocando (pasme!) Adele, em 2014.

   

Além disso, o cara já gravou uma canção country no disco "I've Always Been Crazy", tributo ao cantor Waylon Jennings, de quem é muito fã.

   

4 - Estreia como ator com diretor de "Some Kind of Monster" 

Dos tempos do conturbado documentário "Some Kind"(citado acima), ficou a amizade com Joe Berlinger, um dos diretores. Por isso, James fará sua estreia no cinema em um filme do diretor, chamado "Extremely Wicked, Shockingly Evil, And Vile", que mostra a história de Ted Bundy, famoso serial killer norte-americano, e sua namorada, Lily Collins, que não sabia dos crimes de Ted. James vai interpretar o policial Bob Hayward, de Utah, primeiro a prender o Ted em 1975. Zac Efron será o protagonista. Veja a imagem dos personagens - e de James - no vídeo abaixo. O longa ainda não tem data de estreia.

 

5 - Gosto por Chimarrão? 

Depois de se internar e abolir o consumo de álcool, Hetfield pegou gosto pelo mate argentino e foi "flagrado" no clipe da música "Atlas, Rise!", do disco "Hardwired... To Self-Destruct", lançado em 2016, se deliciando com um chimarrão ao som de Engenheiros do Hawaii (ok, essa última parte é mentira). Na verdade, o gosto pelo mate foi adquirido pelo cara graças a esposa Francesca, que é argentina. No país dos "hermanos", o chimarrão é chamado de mate e, geralmente, sorvido em cuias menores que no Rio Grande do Sul. 




6 - James antivacina?

Um dos assuntos mais polêmicos nos últimos tempos é a crença de alguns artistas em não se vacinar contra a covid-19. James, como membro de uma religião que não acredita nas vacinas, disse em uma entrevista, publicada em maio pelo podcast Fierce Life, que estava um tanto quanto "cético" em relação às vacinas.

"Estou um pouco cético em relação a tomar a vacina, mas parece que está acontecendo e as pessoas estão tomando. Eu tenho muitos amigos que já tomaram. Mas, não estou totalmente certo disso", afirmou  o vocalista e completou: "Espero que não chegue a um ponto em que você precise ter aquele carimbo de Covid no seu passaporte, ou algo assim, para ir a todos os lugares. Mas, se chegar a esse ponto, então tomarei uma decisão". Ah, não, James, você não!