O início dos anos 2000 foi marcado por vários sucessos da TV norte-americana. 24 Horas (2001), Smallville (2001), Lost (2004) entre outras séries, fizeram muitos fãs ao redor do mundo.
Outro seriado de bastante sucesso, e que completa duas décadas de exibição este ano, foi Monk, transmitida originalmente pela USA Network.
A série foi exibida a partir de 2003 no Brasil pelo mesmo canal, que mudou de nome e passou a se chamar Universal Channel (hoje, Universal TV) e está no catálogo da Globoplay.
O seriado mostrava a história do detetive Adrian Monk (Tony Shalhoub), diagnosticado desde cedo com transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), pavor de germes e contaminação e, que, após o assassinato não resolvido de sua esposa, teve um colapso nervoso que lhe custa o seu trabalho - mas não a sua carreira, já que ele continua a resolver crimes.
Mas, 20 anos após a sua exibição, por onde andam os atores de Monk? Confira abaixo!
Tony Shalhoub - Adrian Monk
Tony já tinha feito alguns filmes e séries antes de ser o protagonista de Monk, como MIB e O Homem que não estava lá, dirigido pelos irmãos Coen.
Mas, sem dúvida, o pontapé inicial para sua carreira de sucesso foi o seriado, que o levou a trabalhos paralelos em Carros (dublando o Luigi) e 1408, com Samuel L. Jackson e John Cusak.
Depois do fim das 8 temporadas, o ator duplou o rato Splinter, no horroroso live-action de Tartarugas Ninja I e II e nas séries Nurse Jackie e BrainDead.
Desde 2017, o ator interpreta Abe Weiss em Marvelous Mrs. Maisel, série da Prime Video.
Jason Gray-Stanford - Tentente Randy Disher
O ator e dublador interpretava o parceiro de Monk e já tinha uma carreira consolidada dublando personagens como Raditz, de Dragon Ball Z, além de ter feito Uma Mente Brilhante, com Russel Crowe.
Depois do fim da série, Gray-Stanford fez algumas participações em séries como Grey's Anatomy, Supergirl, Legends of Tomorrow e, mais recentemente, The Boys.
Ted Levine - Capitão Leland Stottlemeyer
Depois do fim do seriado, o astro, que também é dublador, fez Ilha do Medo, com leonardo Di Caprio, Jurassic World - Reino Ameaçado e a série O Alienista, interpretando o policial Thomas Byrnes.
Bitty Scharam - Sharona Fleming
Betty foi a primeira assistente do personagem principal e a sua intepretação rendeu uma indicação ao Globo de Ouro, na categoria de Melhor Atriz em série de comédia ou musical.
Depois de deixar o elenco de Monk (dizem por questões contratuais), a atriz fez poucos filmes, seno o último em 2016.
Traylor Howard - Natalie Teeger
A segunda assistente de Monk também era bem conhecida do público, especialmente pelo seriado Três é Demais, que revelou Ryan Reynolds.
Assim como Bitty, Traylor também não teve muito sucesso após o fim do seriado do detetive, atuando em poucos filmes.
Em 2020, o elenco principal se reuniu em um especial do Peacock (serviço de streaming da NBC), apresentado pelo ator, diretor e roteirista Seth McFarlane. Assista abaixo.