Um dos seriados mais cultuado dos anos 1990 completa 30 anos em setembro de 2023. Arquivo X, criado por Chris Carter, marcou gerações e, até hoje, é considerada por muitos uma das melhores séries que abordam os fênomenos inexplicáveis. Mas, por onda anda o elenco?
Lançada em 1993, a produção mostra o dia a dia de Fox Mulder (David Duchovny) e Dana Scully (Gillian Anderson), agentes do FBI que começam a investigar os casos casos sobrenaturais chamados de “Arquivo X”.
Como os fênomenos envolvendo extraterrestres são desacreditados - até hoje - pelo governo norte-americano, eles acabam descobrindo uma antiga conspiração para encobrir esses casos.
30 anos depois, saibam como estão os protagonistas e alguns dos personagens recorrentes de Arquivo X.
David Duchovny - Fox Mulder
O ator já tinha participado de alguns filmes e sériados antes de Arquivo X, incluindo três episódios de Twin Peaks, aclamada série de Mark Frost e David Lynch, mas foi com a interpretação de Fox Mulder que o artista foi levado ao estrelato. Após o fim da série em 2002 (sem contar o filme de 2008 e o retorno de 2016, com duas temporadas), Duchovny fez um punhado de filmes, mas sem grande protagonismo - talvez a exceção seja a comédia Evolução, de Ivan Reitman (Caça-Fantasmas).
Em 2007, outro sucesso estrondoso. O ator deu vida a Hank Moody na série Californication, criada por Tom Kapinos (roteirista de, veja só, Dawson's Creek) e que era livremente inspirada na obra de Charles Bukowski. O seriado, que teve sete temporadas, acabou em 2014 e Duchovny emendou Aquarius (criada por John McNamara, de Lois&Clark e do aclamado Trumbo), que mostrava os fervorosos anos 1960 e o crescente culto de Charles Manson.
Mais recentemente, o cara tem se dedicado a carreira de cantor/compositor, além de atacar como roteirista no filme Bucky F*cking Dent, comédia dramática que tem alguns de seus ex-companheiros de Californication no elenco. Duchovny também estará no prequel de Pet Semetary, baseado no livro de Stephen King, que deve estrear em outubro.
Gillian Anderson - Dana Scully
Intéprete da cética agente Dana Scully, Gillian Anderson, a exemplo de Duchovny, tinha uma carreira bem tímida antes de Arquivo X, mas, ao contrário do ex-colega, a atriz fez papéis bem relevantes, como na sériee Hannibal (2013/2015), Guerra e Paz (2016), The Fall (2013/2016), Deuses Americanos (2017), The Crown (2020), The First Lady (2022) e Sex Education (2019), que terá sua última temporada estreando em setembro de 2023.
William B. Davis - The Cigarette Smoking Man
O principal vião de Arquivo X é interpretado William B. Davis, ator que, apesar de não falar muito durante o seriado, conquistou a simpatia (ou antipatia?) dos fãs. Davis fez algumas pequenas participações após o fim da série, como em Smallville, Stargate SG1, Supernatural, além de Continuum, criada por Simon Barry (Bad Blood). Mais recetemente, pode ser visto em O Clube da Meia-Noite, na Netflix.
Steven Williams - Mister X
Esse é outro veterano ator. Steven Williams ficou mundialmente conhecido no seriado Anjos da Lei, que revelou ao mundo Johnny Depp. Williams interpretou o braço direito do Homem do Cigarro, mas também informante do agente Mulder na segunda e terceira temporada de Arquivo X. O ator fez algumas participações em seriados como Supernatural, no segundo filme do remake de Anjos da Lei e em filmes menores.
Robert Patrick - John Dogget
O eterno T-1000 de Exterminador do Futuro, Robert Patrick (irmão do vocalista do Filter e ex-guitarrista do Nine inch Nails, Richard Patrick, banda que participou da trilha sonora do seriado com a música - vejam só - Thanks Bro) deu vida ao agente John Dogget, que substituiu o personagem de David Duchovny em duas temporadas.O cara tem mais de 150 filmes/séries em seu currículo e pôde ser visto no seriado Pacificador, da Star+, e Agente Noturno, da Netflix. Antes, teve importante destaque na série Scorpion, The Unit e em True Blood.
Abaixo, a abertura nacional de Arquivo X. O seriado está disponível no Star+.
Em uma entrevista em março de 2023, o criador Chris Carter disse que um reboot da série estaria em desenvolvimento e que o roteirista e diretor Ryan Coogler (Creed, Pantera Negra) deve comandar a nova versão do seriado.