Por onde anda o elenco de Arquivo X?


Seriado completa 30 anos em 2023 e lançou ao estrelato David Duchovny e Gillian Anderson. Foto: Divulgação.

Um dos seriados mais cultuado dos anos 1990 completa 30 anos em setembro de 2023. Arquivo X, criado por Chris Carter, marcou gerações e, até hoje, é considerada por muitos uma das melhores séries que abordam os fênomenos inexplicáveis. Mas, por onda anda o elenco?

Lançada em 1993, a produção mostra o dia a dia de Fox Mulder (David Duchovny) e Dana Scully (Gillian Anderson), agentes do FBI que começam a investigar os casos casos sobrenaturais chamados de “Arquivo X”. 

Como os fênomenos envolvendo extraterrestres são desacreditados - até hoje - pelo governo norte-americano, eles acabam descobrindo uma antiga conspiração para encobrir esses casos.

30 anos depois, saibam como estão os protagonistas e alguns dos personagens recorrentes de Arquivo X.

David Duchovny - Fox Mulder

O ator já tinha participado de alguns filmes e sériados antes de Arquivo X, incluindo três episódios de Twin Peaks, aclamada série de Mark Frost e David Lynch, mas foi com a interpretação de Fox Mulder que o artista foi levado ao estrelato. Após o fim da série em 2002 (sem contar o filme de 2008 e o retorno de 2016, com duas temporadas), Duchovny fez um punhado de filmes, mas sem grande protagonismo - talvez a exceção seja a comédia Evolução, de Ivan Reitman (Caça-Fantasmas).

Em 2007, outro sucesso estrondoso. O ator deu vida a Hank Moody na série Californication, criada por Tom Kapinos (roteirista de, veja só, Dawson's Creek) e que era livremente inspirada na obra de Charles Bukowski. O seriado, que teve sete temporadas, acabou em 2014 e Duchovny emendou Aquarius (criada por John McNamara, de Lois&Clark e do aclamado Trumbo), que mostrava os fervorosos anos 1960 e o crescente culto de Charles Manson. 

Mais recentemente, o cara tem se dedicado a carreira de cantor/compositor, além de atacar como roteirista no filme Bucky F*cking Dent, comédia dramática que tem alguns de seus ex-companheiros de Californication no elenco. Duchovny também estará no prequel de Pet Semetary, baseado no livro de Stephen King, que deve estrear em outubro.

Gillian Anderson - Dana Scully

Intéprete da cética agente Dana Scully, Gillian Anderson, a exemplo de Duchovny, tinha uma carreira bem tímida antes de Arquivo X, mas, ao contrário do ex-colega, a atriz fez papéis bem relevantes, como na sériee Hannibal (2013/2015), Guerra e Paz (2016), The Fall (2013/2016), Deuses Americanos (2017), The Crown (2020), The First Lady (2022) e Sex Education (2019), que terá sua última temporada estreando em setembro de 2023.



Mitch Pileggi - Walter Skinner

O vetereno ator Mitch Pileggi interpretava o diretor assistente do FBI. Antes de aparecer em Arquivo X, Pilleggi deu vida ao serial killer sobrenatural possuidor de corpos Horace Pinker em Shocker (1989), do diretor Wes Craven (Pânico). De 2012 a 2014, participou da retomada do clássico seriado Dallas, do qual tinha participado na década de 1980. Mais recentemente, particpou de Supergirl e Walker, remake de Texas Ranger com Jared Padalecki (Supernatural) no papel principal e que foi renovada para a quarta temporada.

William B. Davis - The Cigarette Smoking Man

O principal vião de Arquivo X é interpretado William B. Davis, ator que, apesar de não falar muito durante o seriado, conquistou a simpatia (ou antipatia?) dos fãs. Davis fez algumas pequenas participações após o fim da série, como em Smallville, Stargate SG1, Supernatural, além de Continuum, criada por Simon Barry (Bad Blood). Mais recetemente, pode ser visto em O Clube da Meia-Noite, na Netflix.




Steven Williams - Mister X

Esse é outro veterano ator. Steven Williams ficou mundialmente conhecido no seriado Anjos da Lei, que revelou ao mundo Johnny Depp. Williams interpretou o braço direito do Homem do Cigarro, mas também informante do agente Mulder na segunda e terceira temporada de Arquivo X. O ator fez algumas participações em seriados como Supernatural, no segundo filme do remake de Anjos da Lei e em filmes menores.  







Robert Patrick - John Dogget

O eterno T-1000 de Exterminador do Futuro, Robert Patrick (irmão do vocalista do Filter e ex-guitarrista do Nine inch Nails, Richard Patrick, banda que participou da trilha sonora do seriado com a música - vejam só - Thanks Bro) deu vida ao agente John Dogget, que substituiu o personagem de David Duchovny em duas temporadas.

O cara tem mais de 150 filmes/séries em seu currículo e pôde ser visto no seriado Pacificador, da Star+, e Agente Noturno, da Netflix. Antes, teve importante destaque na série Scorpion, The Unit e em True Blood.

Abaixo, a abertura nacional de Arquivo X. O seriado está disponível no Star+.

Em uma entrevista em março de 2023, o criador Chris Carter disse que um reboot da série estaria em desenvolvimento e que o roteirista e diretor Ryan Coogler (Creed, Pantera Negra) deve comandar a nova versão do seriado.