Samba, rap, pop e mangue-beat formaram o gosto musical de um dos principais músicos da atualidade. Foto: Divulgação
Um dos artistas de maior destaque da música brasileira nos últimos anos, o rapper Rincon Sapiência foi desafiado a listar os dez álbuns que o inspiraram e o ajudaram em sua formação musical.
E a diversidade, presente no som do rapper, é a marca da lista que moldaram o gosto do Manicongo. "Naturalmente a gente ouvia muito o samba, o pagode de 90, muito presente nas rodas de samba da Cohab I [zona leste de São Paulo] e nas rádios, mas o rap e o rock também me influenciaram muito ", diz o músico, em entrevista ao Cultura Sem Censura.
O músico também fala do aprendizado que a periferia lhe deu, contribuindo para sua formação musical. "A cultura do picho, do skate e do grafite também me influenciaram muito e essas 10 músicas representam bem a trilha sonora desse período da minha vida", finaliza.
O resultado dessa mistura você confere na lista abaixo.
1. Seja Como For (Xis)
Primeiro álbum do rapper depois de deixar o DMN, o disco - produzido por KL Jay, dds Racionais MCs - foi lançado em 2000 pelo selo próprio do músico, o 4P (Poder para o Povo Negro). O álbum conta com um dos maiores hits de Xis, a faixa "Us Mano e As Mina", responsável por catapultar o rapper ao estrelato.
O álbum faz parte da trilogia "Re" (Refazenda (1975), Refavela (1977) e Refestança (1978) e traz alguns dos maiores clássicos de Gil, como "Pai e Mãe".
3. África Brasil - (Jorge Ben)
Um marco na carreira de Jorge Ben, o álbum traz as faixas "Ponta de Lança Africano (Umbararauma)", que conta a história do "Homem-Gol", e "Taj Mahal", até hoje um dos clássicos absolutos da MPB .
Segundo álbum do grupo paulistano, o disco trazia fortes críticas a atuação de policiais militares nas periferias da zona leste no início da década de 1990, especialmente na faixa "Tá na Hora".
O primeiro trabalho do grupo, liderado por Leandro Lehart, fez bastante sucesso nas rádios em 1994 e trazia faixas como "Canto da Razão" e "Utopia", uma das músicas mais famosas do grupo até hoje.
6. Bem no Íntimo - (Katinguelê)
Lançando em 1992, o primeiro disco do Katinguelê trazia sucessos como "Feitiço do Cais".
Foi o terceiro álbum do grupo, formado em 19986, e o primeiro por uma grande gravadora, a Continental.
8. Afrociberdelia - (Chico Science e Nação Zumbi)
Segundo e emblemático disco do grupo recifense, traz os sucessos "Manguetown" e "Maracatu Atômico", entre outros clássicos.
Até hoje, o disco é considerado a obra definitiva do grupo e traz clássicos como "Diário de um detento".
10.Thriller - (Michael Jackson)
O disco de Michael Jackson, até hoje um dos mais vendidos em todo o mundo, definiu o conceito de "pop" e é uma das obras musicais mais completas.
Lançamento de selo
Como profundo conhecedor da cultura da periferia, Rincon - que nasceu e foi criado na Cohab I, zona leste de São Paulo-, teve a ideia de criar seu próprio selo independente, o MGoma (lê-se "em goma") que quer dizer, na gíria, em casa. A ideia do rapper é contribuir para a valorização da cena musical nacional, conectando artistas dos extremos periféricos de diversos estilos.
Abaixo, a playlist incrível dos álbuns escolhidos pelo Manicongo.