Dopesick: primeiras impressões

Minissérie, que tem direção de Barry Levinson e conta com Michael Keaton, Rosário Dawnson e Peter Sasgaard no elenco, põe o dedo na ferida da epidemia de opioides nos Estados Unidos. Foto: Divulgação.

Acabei de assistir os dois primeiros episódios de Dopesick, nova minissérie da Star+ que acaba de estrear na plataforma da Disney. E que episódios, amigos!

Baseada em um livro que conta a história real da criação de um medicamento milagroso, que promete acabar com as dores do corpo muito mais rápido que os analgésicos comuns e com efeito prolongado de 12 horas, a minissérie tem na direção destes dois episódios, Barry Levinson (Rain Man e Sleepers) e põe o dedo na ferida da epidemia de opioides na terra do Tio Sam.

O Oxycontin, da Purdue Pharma, foi o primeiro opioide vendido com a fama de não viciar os usuários - o que se revela uma mentira deslavada.

No elenco da minissérie, Michael Keaton na pele de um médico de uma comunidade mineradora do interior estadunidense, um dos primeiros a ser persuadido a receitar o remédio, Peter Sasgarard, como um obstinado promotor que pretende derrubar a farmacêutica, além de Rosario Dawson, vivendo a agente do departamento de narcóticos americano (DEA).

Nestes dois primeiros episódios de Dopesick,  baseada no livro Dopesick: Dealers, Doctors, and the Drug Company That Addicted America (“Traficantes, médicos e a empresa de drogas que viciou a América”, em tradução livre), da jornalista Beth Macy (também produtora), mostra - entre idas e vindas no tempo, como a indústria farmacêutica pode ser cruel para faturar milhões de dólares em cima do vício e da morte de pessoas inocentes.

Além da trama principal, alguns personagens têm suas histórias aprofundadas, como Bettsy (Kaitlyn Dever, de Unbelieveble e Justifed), filha de uma tradicional família de mineradores que tem medo de se assumir lésbica,  além de enfrentar preconceito por ser a única mulher a trabalhar nas minas.

A minissérie terá oito episódios, que serão liberados às quartas-feiras (a exemplo de Chucky, também da Star+) e por esse início, tem grandes chances de figurar na lista das melhores produções do ano!

Abaixo, o trailer de Dopesick.