Cantora escolheu cássicos do rock nacional e internacional, além de jazz e pop. Foto: Laís Aranha.
Mais uma edição bacanuda da seção Discos Essenciais. Dessa vez, a cantora Blubell faz a seleção dos discos que tiveram importância em sua formação pessoal e profissional.
Saca só!
1 - Rita Lee e Roberto de Carvalho (1982)
Não é meu favorito da Rita hoje, mas foi meu primeiro vinil. Eu tinha uns 8 anos e fazia aulas de ballet/jazz. Usei a faixa "Flagra" na minha primeira apresentação de dança.
2- Álbum Branco - Beatles
Difícil escolher meu favorito dos Beatles. Mas foi com o Álbum Branco que minha cabeça explodiu. Quando o disco fez 50 anos, montei um show só com músicas dele. Um dia monto a versão 2 desse show, porque sobrou muita coisa boa das 30 faixas.
3- Mama's Gun - Erykah Badu
Erykah Badu foi minha companhia quando saí da casa dos meus pais e fui pra uma kitnet. Uma das melhores compositoras contemporâneas do planeta. Minha amiga imaginária. Tive muita "aula de canto" com ela e com Stevie Wonder.
4- Ella n'Louis - Ella Fitzgerald e Louis Armstrong
Ella e Louis são pra mim como meus tios avós. Ouví-los interpretar e se divertir juntos com as lindas canções desse álbum tem efeito altamente medicinal pra mim. Tipo mamadeira.
5 - Elis & Tom
Esse encontro de titãs resultou nessa obra atemporal, que eu certamente levaria comigo pra ilha deserta. Usei muito essas canções pra estudar canto e violão.
6- Domingo - Gal Costa e Caetano Veloso
Outro encontro de titãs. Dessa vez, super novos em começo de carreira. Todas as faixas desse disco são um primor. Apesar de serem apenas Gal e Caetano, a alma de João Gilberto paira sobre todas as faixas.
7 - Axis Bold As Love - Jimi Hendrix
Meu preferido do Jimi. Tanta música boa... Também estudei todas... Já cantei algumas em shows. Uma aula de liberdade artística nos moldes do Álbum Branco. E de fato, Jimi e os Beatles influenciaram um ao outro declaradamente.
8- The Ellington Suites - Duke Ellington
Apesar de fazer e ouvir muita música popular, não tem jeito. O jazz clássico é o tipo de música que eu mais gosto de ouvir. As suítes do Duke Ellington são das coisas mais lindas da história do jazz. Fazem qualquer dia cinza virar uma linda alvorada.
9 - Like a Prayer - Madonna
Meu preferido da Madonna. Não só porque eu também dancei muito jazz/ballet ao som dele assim que ele saiu, ou porque ele tenha um valor afetivo imenso pra mim, mas porque as canções são primorosas e ele é muitíssimo bem produzido. Tem até o dedo do Prince.
10- Daddy's Home - St. Vincent
St. Vincent foi a segunda artista que eu mais ouvi no ano passado, segundo a plataforma de streaming que assino. (O primeiro foi Duke Ellington. Que loucura). Acompanho o trabalho dela há anos. A cada disco ela vem mais genial. Esse me pegou de jeito. Ouvi ante-ontem e devo ouvir amanhã.