A 'nova' cara do dial (e ela é feia!)

Dados da audiência divulgados pelo Ibope confirmam: paulistano ouve mais sertanejo e 'pop'. Imagem: Programa 'Ooops'/Uol. 

O dial paulistano está de cara 'nova'. Há, é mentira! De acordo com os dados de audiência do Ibope (que vi no 'Ooops', do ótimo Ricardo Feltrin), nos meses de fevereiro, março e abril, as rádios mais ouvidas em São Paulo são, basicamente, 'populares', como Nativa (a 1ª) e Gazeta FM (a 5ª), emissoras que há anos aparecem entre as mais ouvidas. 

O que eu quero dizer com isso? Que embora existam rádios que toquem músicas bacanas (pra mim, que fique claro), as pessoas preferem ouvir o sucesso que toca na novela das 21h. E isso não é uma crítica, apenas uma constatação: rádios que só tocam pop/rock (as falecidas Oi Fm e Miti, além da Eldorado que ainda vive) não conseguem atrair bons números de audiência e tendem a sumir - caso das duas primeiras -, ou ficam 'escondidas' e quase obsoletas - embora nem em tempos áureos a 89FM, outrora rádio rock, tenha conseguido figurar entre as 5 mais ouvidas, senão me falhe a já 'falha' memória. 

Resultado: somos inundados por rádios com conteúdo parecido e que 'lutam' para conseguir a atenção de ouvintes que não se cansam de ouvir as mesmas músicas dezenas de vezes. Conclusão: quem não curte músicas 'populares' e gosta de ouvir rádio (meu caso), terá de se contentar com a Kiss FM e Eldorado Brasil 3.000 e torcer para que elas não 'acabem'. Triste.