As maravilhosas bandas de um hit só


Sabe aquela música que fez muito sucesso e depois caiu no esquecimento? Aquele hit “chicletinho” que por mais que você odiasse não saía da sua cabeça?

Isso tem nome. São as “One-Hit Wonders” (algo como maravilhas de um sucesso só), canções que tiveram seus “15 minutos de fama” e desapareceram ao longo dos anos.


O termo apareceu pela primeira vez na Inglaterra (de acordo com o Wikipedia) no Guinnes Book of Hit Singles, na década de 1970, embora esse dado não seja definitivo.

Existem ainda os “ double one hit wonders ”, caracterizado pelo sucesso de duas músicas de um mesmo artista. Algo um pouco mais difícil de ocorrer. Há várias listas, como essa do Vh1, com os “One-hit wonders” de todos os tempos. 

Aqui é como lá
No Brasil há vários exemplos clássicos de bandas com um só sucesso. Vou listar alguns só pra exemplificar.


Virgulóides – “Bagulho no Bumba”

A mistura de rock com samba e as letras irreverentes fizeram sucesso na década de 1990 e a banda, descoberta pelo saudoso Miranda, ficou nacionalmente conhecida com a música.

Tantra – “Tropicália” e “Corvos Sobre o Campo” (um caso de “double”)

Banda formada por Gian Fabra e Fred Nacimento, músicos de apoio da Legião Urbana, o Tantra fez relativo sucesso nas rádios de pop/rock com essas duas canções.

Baba Cósmica – “Sábado de Sol” - Que ganhou os holofotes graças à versão dos Mamonas Assassinas

Banda formada pelo jovem Rafael Ramos, filho de João Augusto, diretor artístico e produtor de várias gravadoras, e que viria a se tornar um dos principais nomes da produção musical no país (além de ter feito relativo sucesso como apresentador da MTV).

Vander Taffo – “Lola”
O saudoso guitarrista fez essa versão da canção dos The Kinks, que fez muito sucesso no Brasil na metade da década de 1990, chegando a ser trilha de uma novela global.

One-Hit Wonder no Cinema

Em 1996, o ator, roteirista e diretor Tom Hanks fez sua homenagem aos músicos de um sucesso só ao escrever e dirigir o filme “That Think You Do!” – que aqui recebeu o título de “The Wonders – O Sonho Não Acabou”.

O longa, que também é uma homenagem aos Beatles, projetou uma banda que nunca existiu.

Para se ter uma ideia, a música “That Think You Do” – composta pelo ex-baixista do Fountanis of Wayne , Adam Schlesinger (uma das muitas vítimas da Covid-19_ – figurou no top 40 da Billboard , fazendo com que muitos acreditassem que o “The Wonders” era real.

O nome do quarteto foi escolhido por Hanks e é uma analogia ao termo “One-Hit Wonder”.

O filme é item básico na coleção dos cinéfilos e apaixonados por música. Além do rock do “The Wonders”, temos um pouco de jazz (gênero preferido de Tom Hanks).

O longa também marca uma das primeiras aparições de Charlize Theron no cinema. Ela faz a namorada do baterista Guy “Skitch” Patterson (Tom Everett Scott). Vale a pena uma espiada.

Esqueci de mencionar alguma banda e/ou artista de um sucesso só? Deixe um comentário que vou atualizando a lista.

Abaixo o clipe de “That Think You Do!”