Por Larissa Dias*
Desde que comecei a me aventurar na área dos quadrinhos eu pensava como era fazer desta arte um negócio. Com as experiências trocadas com os colaboradores da sessão “Nona Árvore” da “Revista Eletrônica Mitologia Aberta”, pude perceber que muitos quadrinistas se deparavam com algumas questões parecidas: todos eram grandes artistas mas o mercado parecia ser um grande tirano misterioso, que excluía boa parte dos nossos heróis de receber a sua recompensa da Nona Arte.
Minha própria necessidade de navegar em outros mares do vasto mundo da escrita me levou a adquirir o livro do Brian Bendis (cocriador do personagem Miles Morales), que me surpreendeu muito positivamente. Além de ser um livro que traz a experiência do autor nesse ramo de roteiros para HQs, é também um compêndio de lições de vida! Sim, pois as experiências contidas neste livro não são apenas dele, mas de inúmeros profissionais de várias áreas da Nona Arte.
Ao me debruçar - diga-se de passagem com muito gosto - neste livro, pude perceber a organização coerente que ele tem, desde seu prefácio e introdução motivadoras aos choques de realidade de cada um dos capítulos que vão transformando o leigo leitor em um estudioso do mercado de quadrinhos, além de um conhecedor de todas as funções necessárias para se ter uma bela HQ em mãos!
O autor também traz a importância da motivação do roteirista, da necessidade de trabalhar duro e escrever “ate quebrar a mão” (nessa parte fiquei feliz, porque sempre fiz isso) e muito da integração necessária com o desenhista e, claro, com o editor que no fim é quem te contrata. Isso tudo em inúmeras entrevistas com um pessoal muito experiente (e famoso) deste ramo.
E falando em contratação, no final do livro, ele traz um passo a passo de como administrar seu negócio, além de uma entrevista muito bacana feita com sua esposa, que é quem faz os negócios de Bendis terem sucesso, além de modelos de contratos e muito mais.
A leitura é deliciosa, pois a diagramação A4 é linda e todas as páginas tem ilustrações belíssimas e coloridas, como se um mundo mágico de conhecimento se abrisse à nossa frente. E não se assustem, pois depois do choque de realidade dos capítulos, vem um dos mais belos relatos que já li de como tudo pode dar certo (e no caso de Bendis, deu mesmo)!
*Larissa Dias é Psicoterapeuta e Orientadora profissional, escritora e mitóloga. É colunista convidada do CSC.